Páginas

2010-07-01

Velho cedo demais


Ando percebendo um certo desafeto instalado contra coisas que estão fazendo sucesso na nova geração. Por algum tempo me pareceu que a fase da juventude estava ficando mais longa, mas essas brigas parecem apontar para que a juventude está ficando apenas mais precoce.

Está errado a gurizada gostar de Emotional Hardcore? Rock Colorido? Saga do Crepúsculo? Acho que na verdade estamos ficando velhos rápido demais. O que vejo é briga de gerações. Nossos pais achavam um absurdo nós gostarmos de algumas coisas e hoje em dia nós já achamos um absurdo que a próxima geração goste do que ela gosta. É supérfluo, é efêmero, é rasteiro. Isso são nossos conceitos, e infelizmente já estão datados. Pensamos do que os mais jovens gostam do mesmo modo que nossos pais não gostavam do que gostamos e nem tivemos nossa própria prole.

Muitas vezes o que consideramos atemporal é apenas justificado pela incapacidade de registro. Na época de Shakespeare, Mozart, ou mesmo dos Beatles, não havia tanta velocidade de comunicação. A latência deles está impregnada de falta de opção. Se você quiser saber como era o rock nos anos 70 vai ter um determinado trabalho, mas entre no MySpace.com e tente experimentar tudo que há do rock atual. Bem vindos a Era das Opções.
Se revoltar com os gostos de uma geração quatro, cinco anos mais nova é divertido e paradoxal. Os jovens de dezenove e quinze anos deveriam gostar de coisas semelhantes, mas não é o que acontece. E ainda limitados pela visão jovial eles resolvem atacar os gostos alheios, em lugar de fazer como pais poderiam fazer, estoicamente aceitar, ou proibir, os jovens mais velhos reclamam dos mais novos. Parece uma briga infantil entre irmãos.
Será que as gerações vão agora ficar separadas por um dois pares de verões? Mas você tem motivos e motivações para não concordar com os gostos de jovens de doze a quinze anos? Você acha que eles são alienados e estúpidos? Você não era assim na idade deles? Sinta-se velho, isso são sintomas de velhice e possível que você nem tenha passado dos vinte.

2 comentários:

Hugo Marques disse...

Tem razão... tÕ velhão... crepúsculo bleeeergh

João disse...

"É supérfluo, é efêmero, é rasteiro."
Não, não. É gay mesmo xD

Postar um comentário