Páginas

2009-01-09

Sonataria: Crepúsculo (Twilight)


Separei quarenta e oito músicas para escutar enquanto estava lendo Twilight. Uma parte delas meramente porque gosto, outra porque gosto e achei que combinariam com a temática. Redondo engano, quase nada se aproveita. Twilight tem muito mais de Hillary Duff do que de Gothic Metal.
Na maior parte do tempo se trata mais de uma novelinha adolescente do que de algo de horror. Usa-se ficção especulativa como pano de fundo para uma estória, mas Meyer fez de um modo que lembra mais Smallville do que Anne Rice.
Numa coisa ou outra acertei, mas errei redondamente quando escolhi “Mandragora Scream”. “Theatres des vampires” é um pouco “dance” então tem um tempero adolescente, mas nem “My Lullaby”, nem “Riflessi” foram boas escolhas.
Acertei em “Evoke” do “After Forever”, pelo menos na letra, pois nunca Twilight parece ter algo que mereça Gothic Metal. Esperar algo que lembrasse música ecoando em palácios como a escolha de "Angtoria" foi mirar muito longe. A única coisa que parece certa é que sete palmos abaixo (“Six Feet unders not deep enough”) não é suficiente para minhas escolhas de trilha sonora para Twilight.
Talvez alguns nomes tenham sido bem casados... “Blood” do “To-Mera”. “This obsessive devotion” do “Epica” com certa tem o nome para o que raios aquela maluca sente pelo seu namorado vampiro.
“Raped by the Devil” do “Imperia” com certeza é mais um nome que encaixa, por mais cega que Bella Swan seja, além da letra ter lá seu sentido com a trama. Nessa linha de acertar algo no nome, na letra e continuar sem ter na música a mesma ambientação da estória de Meyer tem “Cold Heritage” do “Lacuna Coil”.
O restante da “setlist” podia combinar muito bem tanto com uma temática mais agressiva, séria, menos piegas. Teria mais relação com o sangue frio dos vampiros. A questão de se deixar aterrorizar pelo que um vampiro foi minimizada na obra de Meyer. Fato que algumas pessoas se deixam seduzir pela beleza de outrem e apenas isso, mas ignorar o sinistro fato de ser por um vampiro é um sinal de demência.
Consideração final: escolha a trilha sonora de sua comédia adolescente preferida (Aviso: High School Musical não conta como filme nem nesse caso!). Ponha pra tocar e cedo ou tarde vai casar as cenas piegas de Bella e Edward, mas deixe o gothic para quem sabe ser gótico. Escolha um complemento mesmo, pois seguir apenas essa meia dúzia de músicas acima pra uma obra de mais de trezentas páginas enjoa. Quando eu ler uma obra sobre vampiros numa linha mais gótica eu publico esse “setlist”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário