Páginas

2011-09-18

O Perfume - A história de um assassino


O livro é um enredo aparentemente assustador, a história de um bebê que nasce no meio do mercado fedorento de Paris e quase morre pela falta de zelo de sua progenitora, que logo depois de dá à luz à criatura inodora, debaixo de uma barraca de peixeis, a abandona entre os restos de carne, limpa o sangue do parto no vestido e continua a trabalhar como se nada acabasse de ocorrer.


Por mera coincidência, como o autor gosta de tratar os acontecimentos da vida desse moribundo, a criança chora e se faz ser notada entre a multidão e o fedor insuportável de peixe podre e outras comidas estragadas. Num lapso de justiça a mãe é presa e o menino enviado a uma ama de leite, que recebia uma quantia pequena para manter vivo aquela coisa como se referia a ele, o fato que causava mais estranheza em todos era daquela aberração não ter cheiro, e por isso alguns diziam está possuído pelo demônio.

O menino cresce em um universo de odores extremos, do podre cortume que foi seu primeiro trabalho até o adocicado cheiro de tamarinos da primeira bela moça que ele rouba a vida. Apesar de introvertido e causar repugnância, sem amigos e família o jovem de nome fulano de tal era dono de um olfato invejável, capaz não só de identificar uma pessoa há kilômetros de distância mas também de memorizar esses cheiros e armazená-los em sua memória olfativa, tanto que sentia dificuldade de aprender as coisas pelo nome, para ele era muito mais fácil memorizar pelo cheiro que a coisa emanava.
Depois de ficar encantado pelo perfume da jovem bela ruiva, decidiu ser um perfumista e, não apenas, aprenderia uma maneira de eternizar o odor das pessoas em uma essência magnífica. Depois de guardar todos os cheiros que pode se mudou para outro cidade da França onde conheceu um velho perfumista em decadência e aproveita-se da situação, de maneira muito sutil, para ganhar a confiança e o acesso
às essências e equipamentos do ateliê.
Depois de muito tempo de aprendizado, decidi ir rumo a outra cidade, não sou muito boa com nomes como vocês percebem, mas isso não faz muita diferença para que entendam a arrepiante e exitante história desse autor, enfim, nessa nova cidade se encantou pelo cheiro de uma outra jovem, muito superior, segundo ele mesmo ao daquela outra que ele sufocou até a morte. Por isso, resolveu que esperaria uns dois anos se aperfeiçoando em técnicas de fabricação de essências e só assim procuraria a jovem novamente, para que pudesse captar seu cheiro de maneira metódica e perfeita.
Esse era o tempo necessário para que ela amadurecesse seu perfume natural e o tornasse mais poderoso, pelo menos na cabeça dele. Enquanto isso não acontecia as jovens mais belas e virgens da cidade foram assassinadas friamente por ele, e tiveram seus aromas roubados por um precioso método que ele desenvolveu, envolvia as donzelas em gordura e depois tratava essa mistura até obter preciosas gotas do cheiro puro humano delas.
O interessante desse livro além de toda a frieza e riqueza de detalhes com que o autor relata a história, nos fazendo transceder a literatura e crê no improvável é o momento ápice da história, em que acredito, os leitores se dividem entre certo e errado e alguns começam a torcer para que o jovem alcance seu objetivo final, mesmo que isso implique em mais uma morte.
É um raro caso onde a inteligência supera a moral e os valores aceitáveis pela sociedade entre o que deve ou não deve ser feito, entramos na mente do assassino e entendemos sua linha de racioncínio, suas ambições, seu psicológico, conseguindo, talvez, encontrar até um sentindo para suas práticas "abomináveis". O enredo vai além de mostrar que é possível o bonzinho se dar mal no final da história, ele consegue de maneira muito peculiar criticar a sociedade e seus padrões de conduta, e por isso a leitura é tão estigante e o personagem tão interessante apesar de sem escrúpulos.
Se você se interessa em saber os detalhes de nomes de cidades e personagens, e quiser ter a mesma experiência espetacular, que outros leitores e eu tivemos, inclua na sua lista de leitura: O Perfume, a história de um assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário